quarta-feira, 6 de março de 2013

SOP - Síndrome de Ovário Policístico

                                                          BOM DIA MENINAS!!





Você já ouviu falar... ou tem alguma amiga que tem ovários polícísticos? a resposta com certeza dever ser SIM! .  Além de ser muito comum, muitas pessoas distorcem a relação entre o Ovário Policístico e a Infertlidade. Verdade ou mentira ? Vejamos...

Impossível ter filhos?  com certeza NÃO!  vale salientar que eu sou exemplo disso, entretanto, seguindo com o assunto:

1 em cada 5 mulheres sofrem com essa disfunção, além de aparecer os cistos nos ovários existem outras consequências geradas por essa sindrome, que são por exemplo:

* Ausência ou irregularidade da menstruação.
* Infertilidade.
* Diabete.
* Desequilíbrio Hormonal produção de hormônio androgeno que causa excesso de cabelos grossos em algumas partes do corpo ( Toráx,  queixo, buço , abdomen inferior e as coxas).
* Colesterol e triglicerídios altos.
*Ausência ou irregularidade da ovulação.
*Sobre peso ( em especial na barriga).

O que acontece com os Ovários Policísticos que muitas pessoas não tem noção é de que ela está associada a problemas psicológicos como a depressão  assim como transtornos de humor e  distúrbios metabólicos, o que faz com que a maioria das mulheres com ovários policísticos tenham um excesso de gordura na região da barriga, e por último o aumento de insulina no sangue.


Essa é uma USG de uma mulher com Ovários Policísticos, a USG é fundamental para o diagnóstico da  SOP. Existem 3 tipos de cistos:

1. Cisto folicular.
2. Cisto de corpo lúteo.
3. Cisto hemorrágico.

Tratamento 

Alguns cistos eles desaparecem sozinhos e geralmente na maioria das vezes não precisa de tratamento, entretanto, eles podem em alguns casos crescer e tomar grandes dimensões  e nesses casos eles devem ser removidos para ser determinado se são realmente  benignos . A medicação que pode ser utilizada é o anti-concepcional que vai ajudar a regularizar o ciclo menstrual e os anti-inflamatórios para reduzir a dor pélvica.  Por último é o procedimento cirúrgico conhecido como a  LAPAROSCOPIA.

 Quando deve ocorrer a intervenção cirúgica?

Nos casos em que os cistos causam dor abdominal associada a naúseas e vômito.Tratando- se de uma emergência dai a necessidade da cirúrgia.

Aqui em baixo segue umas fotinhas de uma mamãe de primeira viagem aos seus 40 anos, depois de anos tentando engravidar devido a SOP. Ela super orgulhosa e mostrando o  THE BEAUTIFULL SHAPE of a MOTHER, ou seja , o lindo formato de uma mãe. Elá está tão orgulhosa e feliz nessa foto que conseguimos sentir a felicidade dela atraves da foto.






Meninas vou ficando por aqui... espero que tenham gostado :)    tem muita coisa por vir ...

Beijokas...


Anne Helenne  x

Um comentário:

  1. Me senti descrita no texto: colesterol, triglicerídeos e insulina altos, muitos pelos, menstruação irregular, sobrepeso (e corpo no formato "maçã")... Ainda não sou mãe e tenho medo de ter dificuldade para engravidar, mas vamos lá... o negócio é acompanhar a Síndrome e não desistir!!! No meu caso, o endocrinologista disse que meu hipotireoidismo tbm pode estar associado à SOP! Que pacote, hein, meninas!!! rs

    ResponderExcluir