sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Triagem Neonatal - Teste do Pezinho




Olá mamães e bloguetes! hoje eu vou falar da Triagem Neonatal, que é mais conhecido pelo Teste do Pezinho. Logo ao Deixar a maternidade, a pediatra ela direciona as mamães a fazer três exames : Teste do pezinho, da orelhinha e do olhinho. O teste do Pezinho detecta precocemente doenças metabólicas, genéticas e infecciosas, que poderão causar alterações no desenvolvimento neuropsicomotor do bebê, ou seja, é feita uma coleta do sangue a partir de um furinho no calcanhar do bebê.

Vocês devem se perguntar Porque a picadinha é no calcanhar? certo?  vejamos... o calcanhar é uma área do corpo cheio de vasos sanguíneos, o exame é rápido, os bebês choram mesmo sendo quase indolor, porque afinal eles não estão acostumados a esse processo.O teste ele só é realizado a partir de 48h de nascido, porque antes disso pode sofrer alteração pelo metabolismo da mãe.

MAMÃES O TESTE DEVE SER REALIZADO COM ATÉ 7 DIAS DE NASCIDO!!!  

Uma picadinha no calcanhar, retira algumas gotinhas de sangue colhidas num papel filtro e são levadas para analisar e o teste está feito.

O teste ele previne doenças graves,o exame faz com que doenças causadoras de seqüelas irreparáveis no desenvolvimento mental e físico da criança sejam detectadas e tratadas mesmo antes do aparecimento dos sintomas. Com o resultado, o tratamento já pode ser iniciado nas primeiras semanas de vida do bebê. O teste do Pezinho no Brasil  é OBRIGATÓRIO por lei. Pelo SUS(Sistema Unico de Saúde) o exame detecta até 4 doenças(fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme e fibrose cística).

Hoje em dia existe uma nova versão do teste, onde é possível identificar mais de 30 doenças,legal ne? isso tudo antes que as doenças se manifestem. Só tem um porém como tudo neste país , tudo que é bom custa caro e não é tão disponível como deveria.

Bem mamães não esqueçam de buscar o resultado, assim como também não se assustem se for necessário repetir o exame, pode acontecer para esclarecer o primeiro resultado.Quando o resultado é normal, mesmo no teste ampliado, não afasta a possibilidade de outras doenças neurológicas genéticas ou adquiridas. O teste do pezinho não diagnostica, por exemplo, a síndrome de Down.




                                  Teste do pezinho de Daniel Wolfgang =D tudo normal!! graças a Deus!!


Então cuidado e muita atenção! nossos babies merecem a maior atenção e dedicação, e tudo o que por para evitar problemas futuros é sempre bem vindo!

Um Beijoo!!
Anne Helenne x



Nenhum comentário:

Postar um comentário